segunda-feira, 16 de agosto de 2010

reaparecer

compreendo que a postura cockney possa até soar forçada de tão descarada e que a profusão de 'YEAH!' e 'GET ME' possam levar ao enjoo, mas todo o backlash contra o bruza sempre me pareceu exacerbado. a intransigência perante o sentido de humor sempre foi uma constante no grime (mesmo que 'duppy' seja prova em contrário), ainda para mais encarnado numa persona tão confiante na sua arrogância, mas doin' me era uma mixtape bastante decente e 'no one but u' é a melhor canção r'n'g de sempre.

reconhecendo essa mesma realidade, tales of the underdog é um título mais do que adequado. sem ponta de auto-comiseração. a edição grátis parecia-me algo improvável, mas tendo em conta todo o historial rocambolesco do disco*, até constitui o meio mais viável de promoção de um objecto que parecia ter-se há muito extinguido. está longe de ser brilhante, mas tal não seria exigido numa altura em que o desnorte no género tem levado à glorificação de alguém como o tinnie tempah ou do crossover patético do tinchy pós-cloud 9. também não é a montra da aftershock que se poderia esperar (apesar de meia dúzia de produções do terror danjah) e (desta feita) as participações de gente como a mz bratt garantem algum valor acrescido, sem desvirtuar o papel central do bruza.

apesar do périplo, a datação temporal nem é um problema. será até uma das suas virtudes. 'not to nite' é como um recuerdo de 2001/2, quando o mcing sobre malhas ukg era ainda uma entidade anónima. a presença do sticky e do spyro na produção enfatizam esta mesma ideia, sem acessos de nostalgia 'back in the old days' (suspiro). 'smile' com a ella james é um momento de vulnerabilidade extremamente compensatório, que atira para fora de água grande parte das tentativas recentes de diálogo. nos antípodas está uma 'appreciation' que, não só descarta a subtileza oblíqua dos sintetizadores loungy que permeiam o álbum, como recorre à lauren mason. a presença do james vemon é para ignorar, também. tales of the underdog merece alguma atenção.

*descartado por uma multinacional, esteve com lançamento físico via aftershock em 2007 para desaparecer no éter.

Sem comentários:

Enviar um comentário